Oftalmologista em Florianópolis – SC

Catarata

O que é Catarata? 

 

A Catarata é uma alteração que ocorre na transparência do cristalino, que é a lente que temos dentro dos olhos. 

Quando jovens, o cristalino é totalmente transparente, mas com a idade, a lente vai tornando-se opaco. A degeneração do cristalino, causando borramento na visão, é um processo natural dos nossos olhos, que acontece com o envelhecimento. Sendo assim, a doença é mais comum em pessoas a partir dos 60 anos, mas alguns fatores podem acelerar a alteração da lente do olho e ela pode ocorrer em qualquer idade. 

 Os sintomas mais comuns da catarata são a perda de nitidez das imagens e a visão embaçada. 
 

Tipos de Catarata 

A Catarata afeta na maior parte dos casos, pessoas com idade mais avançada. Porém não é uma regra, conheça os tipos de cataratas e as idades que podem ser atingidas: 

  • Catara congênita: atinge bebês que já nascem com catarata devido a problemas existentes ainda no período da gestação. Sendo assim, o Teste do Olhinho é fundamental. Nele é possível detectar nos primeiros dias de vida, diversas doenças oculares, incluindo a catarata. 
  •  Catarata senil ou pré-senil: que surge, geralmente a partir dos 60 anos. Pode acometer os dois olhos, mas em graus de evolução diferentes. 
  •  Catara traumática: que se desenvolve após traumas na região dos olhos ou não, como acidentes por exemplo, também induzida por choque elétrico e exposição a UV. 
  •  Catarata secundária: surge por meio de uso de medicamentos ou a partir de outras doenças como glaucoma e diabetes. 

 

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico da catarata é clínico e deve ser realizado por um médico oftalmologista, através de consultas de rotina. Pelo teste de acuidade visual o médico oftalmologista vai avaliar a quantidade visual atingida pelo paciente e, através do exame na lâmpada de fenda, o médico pode avaliar a parte interna do olho para identificar possíveis problemas no cristalino e classificar a catarata de acordo com seu tipo e sua graduação. 

A cirurgia de Catarata é a única forma de reverter o caso depois que a Catarata é formada, visto que não existe medicamentos, dietas, óculos ou exercícios que possam reverter esse processo. 

Graças aos avanços tecnológicos, os aparelhos e as lentes para as cirurgias de Catarata estão cada vez mais modernos e precisos. Postergar a cirurgia, pode levar a um enrijecimento tão intenso do cristalino opacificado, que a cirurgia de facoemulsificação não pode mais ser realizada. Nestes casos mais avançados, cirurgias mais invasivas como a facectomia extra capsular podem ser utilizadas. 

 

É importante lembrar que a única pessoa capacitada para avaliar e diagnosticar a Catarata é um Médico Oftalmologista, então não hesite em consultar um para um melhor diagnostico. 

Endereço:

Avenida Rio Branco, 847, sala 606 – Centro – Florianópolis, SC 

CEP: 88015200

Telefone de contato:

E-mail: